Compartilhe essa iniciativa:

Golpe da mão fantasma

Golpe da mão fantasma

MãoFantasma

Um dia eu estava no trabalho quando recebi uma ligação no celular. O número não parecia suspeito, então atendi pensando que poderia ser algum cliente.

A pessoa se apresentou, muito simpática e prestativa, dizendo ser funcionária da minha agência do banco. Os dados batiam, então, acreditei no que ela me disse.

A suposta funcionária do banco afirmou que existia um problema na minha conta e, com argumentos bem plausíveis, me convenceu a baixar um aplicativo de acesso remoto no meu celular para que o técnico da instituição conseguisse solucionar o problema.

Bastou que eu clicasse no link e instalasse o aplicativo para que o criminoso tivesse o controle total do meu celular em tempo real.

A percepção era de que o aparelho “funcionava sozinho”. O telefone deixava de atender os meus comandos e eu observava o próprio celular abrindo e gerenciando telas de aplicativo sem que eu estivesse mexendo na tela.

Vi em tempo real o golpista transferir valores, solicitar empréstimos, fazer investimentos e realizar diversas outras transações retirando todo o dinheiro da minha conta.

NÃO CAIA NO CONTO.

COMO FAZER PARA SE PROTEGER?
Os bancos nunca entram em contato solicitando a instalação de aplicativos.

Nunca instale aplicativos desconhecidos ou recebidos por mensagens instantâneas, SMS, WhatsApp, tampouco por e-mails.

Evite baixar aplicativos bancários fora da loja oficial do sistema operacional do seu celular.

Os aplicativos oficiais dos bancos já são, por si só, bastante seguros. Não há nenhum registro de violações de segurança registrados, por isso, não se faz necessária a instalação de nenhum aplicativo adicional para aumentar a sua segurança.

Está notando algo estranho? O seu celular já foi invadido?

Se caiu nesse golpe, desligue o aparelho ou deixe-o desconectado para tentar impedir que os golpistas continuem procurando por senhas ou realizem novas transações.

Já conhecia o golpe do acesso remoto?

Compartilhe esta página com os seus amigos e vamos juntos diminuir as vítimas de fraudes do universo financeiro!