O DeFi traz a promessa de ser um mundo menos burocrático, independente, barato e acessível. Além disso, dentro desse ecossistema, é possível emprestar ou pegar dinheiro emprestado utilizando moedas descentralizadas.
O aumento das transações de maneira descentralizada é proporcional ao aumento de golpes e fraudes. O uso crescente desse protocolo fez com que golpistas começassem a se aproveitar daqueles que estão profundamente envolvidos e investindo em DeFi. Por isso, vamos falar dos riscos!
A cibersegurança ainda é relativamente imatura e erros mesmo não intencionais acabam permitindo que os golpistas roubem fundos do usuário. Isso pode ocorrer, por exemplo, porque criminosos virtuais podem invadir as aplicações por conta de falhas nos códigos da programação.
Caso alguém crie um token falso e você invista nele, vai perder dinheiro. Por isso, antes de investir qualquer recurso, é preciso investigar o projeto e os seus responsáveis, buscar informações em redes sociais, sites, fóruns e jornais.
Além disso, antes de apostar em qualquer projeto, o ideal é observar se é viável e se tem potencial de atingir algum nível de maturidade.
E vale lembrar que há ainda o risco de volatilidade: ainda que o token de uma plataforma de DeFi seja válido, seu preço pode variar bastante, assim como ocorre com os criptoativos.